Dieta Low Carb – O Que É, Como Fazer, Cardápio e Benefícios


A dieta low carb ganhou os holofotes da imprensa quando famosos passaram a aderir a esta nova forma de se alimentar. Como o próprio nome sugere, low carb quer dizer pouco carboidrato.

Esta é a principal característica da low carb. Alimentos ricos em carboidratos são restringidos, outros são substituídos e esta prática estimula a perda de peso. Tudo isso ocorre rapidamente e é o que atrai muitos seguidores e adeptos.

O que é a dieta low carb?

o que é a dieta low carb

A Dieta Low Carb se diferencia e se destaca dentre muitas dietas da moda por trazer um diferencial: a reeducação alimentar. Por ser muito direta na ideia de introduzir apenas alimentos de verdade, ela acaba modificando positivamente o nosso paladar.

Desta maneira, comer aquele lanche gorduroso e cheio de açúcar já não é mais tão saboroso como antes e sim gritante para a nossa língua.

Como o próprio nome diz, dieta low carb vem de baixo ou pouco carboidrato, e essa é a sacada dessa dieta: introduzir mais proteínas e gorduras boas na sua rotina e menos carboidrato.

O carbo é digerido mais rapidamente e dá um pico de açúcar no seu organismo, que depois se torna gordura.

Já as proteínas demoram mais para serem digeridas, aumentando o tempo de saciedade, e fornecem energia para seu corpo durante muito mais tempo se comparada as proteínas.

E ainda tem mais: se você treina e faz exercícios físicos, o aumento na quantidade de proteínas na sua dieta vai afetar diretamente na sua hipertrofia, que é o aumento de massa magra.

Aumentar a massa magra do seu corpo, faz com que ele gaste mais energia para manter essa massa, e o aumento desse gasto faz queimar mais calorias.

Mesmo para quem não treina, a dieta low carb traduz uma demora maior no seu desejo de comer, logo se come menos.

E, como se sabe, a grande questão das dietas é gastar mais calorias do que se consome. Este é o principal motivo dessa dieta trazer tantos resultados.

Os alimentos da dieta low carb

Dentro desse conceito de alimentos de verdade, na dieta low carb é permitido apenas comidas que tenham vindo da terra de fato e que não tenha passado por nenhum processo de industrialização.

São privilegiados alimentos crus e orgânicos, mas é liberado o uso de temperos secos, azeites, vinagres e um pouco de sal. Até por que alimentação saudável não precisa ser sem sabor. Só não pode açúcar.

alimentos dieta low carb

Por traduzir essa mudança no seu paladar, se torna mais difícil voltar a comer da mesma forma de antes. E ainda, dentro dos alimentos permitidos, não é preciso economizar em quantidade, pois a dieta low carb não conta calorias, ela é livre!

As comidas permitidas, além de boas para a sua saúde, são no geral, ricas em gorduras boas, vitaminas e proteínas.

As frutas da dieta low carb

As frutas são alimentos naturais, é verdade. No entanto, na dieta low carb as frutas não devem ser consumidas à vontade. Isso porque elas possuem frutose, um tipo de açúcar que, se consumido em excesso se acumula sob forma de gordura.

frutas dieta low carb

Essas são frutas que estão liberadas na dieta low carb:

  • Morango e demais frutas vermelhas
  • Coco
  • Maracujá
  • Kiwi

Isso não quer dizer que você deva deixar de comer todas as outras frutas existentes. Apenas precisa reduzir o consumo de muitas frutas ao longo do dia para não comprometer a perda de peso.

Como fazer uma dieta low carb

Aqui já te mostramos o como a dieta low carb funciona no seu corpo e quais as mudanças que ela traz. Falamos também sobre quais alimentos estão incluídos e os benefícios a médio e longo prazo, além da perda de peso. Mas, como começar?

É sempre bem-vindo o acompanhamento médico para qualquer mudança em sua rotina alimentar, mas como a dieta low carb é feita apenas com alimentos de verdade e sem nenhuma medicação, é muito mais fácil segui-la.

O primeiro passo é estar disposto a fazer uma mudança importante, mas exigente em relação aos alimentos permitidos. Como convivemos há anos com um tipo de alimentação, é um pouco difícil se adequar rapidamente a mudanças alimentares.

Feito isso, compre alimentos que não sejam industrializados, processados ou enlatados. Pode parecer restritivo, mas na verdade há uma imensa variedade de alimentos que podem ser consumidos livremente.

Exemplos: frutas, legumes, leguminosas, verduras e todo o tipo de proteína: carne de frango, boi, porco, peixes, frutos do mar e etc.

Consuma estes alimentos diariamente, procurando manter uma variação de todos os grupos alimentares. Para não enjoar, não repita legumes no mesmo dia e encontre formas diferentes de preparar as suas refeições.

Cardápio low carb

Pode até parecer difícil montar um cardápio saudável, que dê saciedade e que tenha sabor com os alimentos permitidos na dieta low carb.

cardápio low carb

Mas, você vai ver agora um cardápio simples e eficiente que você pode adaptar ao seu gosto e variar da forma que achar melhor.

  • Café da manhã – café com leite sem açúcar, ovos mexidos com queijo
  • Lanche – uma fruta e algumas castanhas de caju
  • Almoço – arroz integral, salada crua temperada com azeite, feijão, filé de frango
  • Lanche – vitamina de abacate com chia ou linhaça
  • Jantar – o mesmo do almoço

Existem várias alternativas a estes alimentos listados. Você pode trocar arroz integral por purê de abóbora, feijão por lentilha ou grão de bico, variar os legumes diariamente, aprender a fazer molhos naturais etc.

Os alimentos integrais como os carboidratos não são totalmente excluídos, mas devem ser consumidos com moderação. Principalmente se o objetivo for grande perda de peso.

Além disso, é preciso beber bastante água ao longo do dia, chás diuréticos e suco verde que contém muitas fibras, ajudando o funcionamento do intestino.

Benefícios da dieta low carb

A dieta low carb pode ser bastante fechada em relação a alimentos industrializados, processados e enlatados. Se feita dentro desses parâmetros, pode trazer muitos outros benefícios além do emagrecimento e a mudança do paladar.

Quando o nosso organismo é privado durante um período mínimo de cinco dias de alimentos desse tipo, ele sofre o que chamamos de detox ou desintoxicação.

Ou seja, ele começa a ser limpo. Feito isso, o seu corpo começa a ter um aumento na imunidade, na disposição, melhora da pele e no sono.

dieta low carb mulher antes depois

Resultado da dieta low carb durante 12 semanas

 

Levar o seu organismo ao estado natural faz com que ele funcione a todo vapor, diminuindo assim sintomas de alergias, cansaço e regularizando o sono.

Para completar a dieta low carb é uma das dietas mais eficazes contra a terrível e temida gordura abdominal. Aquela gordura que se acumula ao redor da barriga.

Dieta low carb funciona

Os carboidratos simples e industrializados são as principais causas desta gordura localizada. Quando eles são restritos, por conseqüência, a gordura abdominal diminui drasticamente.

Comece já a fazer a dieta low carb e perceba mudanças no seu corpo

A dieta low carb chegou como uma novidade, embora seus defensores digam que a dieta é, na verdade, um estilo de vida seguido há milhares de anos pelos nossos antepassados. Naquela época não havia os alimentos que temos hoje e a comida era a mais natural possível.

O fato é que, atualmente, ela é uma alternativa seguida por muitos para eliminar aqueles quilos que insistem em permanecer no corpo, mesmo após diversas tentativas e muito exercício físico.

Se você ficou interessada em seguir uma dieta low carb, comece aos poucos fazendo as substituições e perceba como o seu corpo reage. Em caso de dúvidas ou algum problema, procure ajuda médica.


Um Comentário

  1. Matilda 21/05/2018 Responder

Escreva um Comentário