Como ter uma Alimentação Saudável para Emagrecer


Se o seu objetivo é ter uma alimentação saudável para emagrecer, você está no lugar certo! Esse artigo tem dicas e hábitos importantes de pessoas que se alimentam bem e estão felizes com a vida.

Confira todas as nossas dicas abaixo e ponha em prática o máximo que conseguir. Em pouco tempo você irá perceber os resultados no seu corpo e não vai mais querer parar.

1. Mude os seus hábitos alimentares

mude seus hábitos alimentares

É possível ser feliz, saudável e conseguir um o corpo que sempre sonhou comendo alimentos deliciosos e menos calóricos que talvez você nem conheça. Ou que experimentou de um jeito, não gostou e deixou para lá.

Reeduque o seu paladar com alimentos preparados de outras formas, aprenda novas receitas e descubra outras maneiras de comer bem sem ter que passar fome e ainda perder peso.

2. Faça substituições saudáveis

Não tem jeito. Para emagrecer de verdade é preciso deixar de lado muitos alimentos que fazem parte da sua rotina. A melhor maneira de não ficar sem eles é substituí-los por versões melhores, menos calóricas e mais saudáveis.

coma alimentos mais saudáveis

É simples, ou temos que comer menos quantidade ou temos que mudar a nossa alimentação substituindo por alimentos menos calóricos nas nossas refeições.

Existem alternativas deliciosas disponíveis para substituir esses alimentos ruins: sucos naturais, carnes grelhadas, sobremesas mais leves, massa e pão integral etc. Estes sim devem fazer parte do nosso cardápio diário.

substitua por alimentos menos calóricos

3. Tenha paciência para conseguir os resultados

Geralmente as pessoas esperam resultados imediatos quando mudam suas refeições. Elas optam por cortar várias refeições de uma vez para perder peso rápido, mas não fazem uma reeducação alimentar. Depois de alguns meses voltam a comer alimentos que atrapalham o peso.

paciência

Da mesma forma que temos o hábito de consumir certos alimentos desde a nossa infância, o nosso corpo precisa de algumas semanas ou meses para se adaptar e sentir satisfação ao comer novos sabores.

4. Coma na hora certa

comer na hora certa

Tente comer sempre de três em três horas para ter uma vida mais saudável. É o ideal manter o seu corpo digerindo alimento por mais tempo sem carregar o sistema digestivo. Desta forma, o metabolismo também fica acelerado.

Use o relógio do seu celular para alarmar na hora de cada refeição e encare isso como uma obrigação. Em pouco tempo ela se tornará um hábito.

5. Prepare suas próprias refeições

A falta de tempo e a vida corrida são grandes estimulantes de uma alimentação mais baseada em comidas prontas, lanches rápidos e que engordam bastante, além de fazer muito mal à saúde.

Quando você prepara as suas próprias refeições você passa a levar uma vida muito mais saudável e mais magra também. Afinal, você sabe o que está ingerindo, dá preferência para produtos frescos e menos calóricos.

Além do mais, fazer a própria comida transforma a relação que você tem com o alimento. As refeições ficam mais prazerosas e saborosas. Experimente.

prepare sua refeições

Tire um dia da semana para preparar as suas marmitas e leve-as para o trabalho. Faça um prato com proteína que pode ser frango, peixe, carne ou ovo, um carboidrato do bem como arroz integral e feijão. Inclua também legumes e verduras.

Além do almoço, existem ótimas alternativas para lanches: saladas, sanduíches integrais com peito de frango e atum, frutas, castanhas etc.

6. Exercite-se pelo menos três vezes por semana

faça exercícios

O sedentarismo é um dos grandes vilões da vida saudável. Em uma vida corrida como a que levamos, é difícil encontrar tempo para ir à academia ou até dar uma volta no parque.

O que estas pessoas não entendem é que o exercício pode até cansar, mas quanto mais fazemos atividades físicas, mais o corpo tem energia para fazer outras atividades, pois o organismo está mais treinado e mais disposto.

Então vamos lá: apenas alguns minutos por dia é um grande começo para colocar em prática um plano de exercícios. Comece com caminhada. É grátis e está disponível para qualquer pessoa. Depois de alguns dias, faça corrida leves e inclua outros exercícios.

Se não gosta da caminhada tente a corrida, bicicleta, dança, yoga, natação. Não importa a atividade, o que importa é que você precisa mexer o corpo para ficar mais magro e mais saudável.

Você ainda pode incluir pequenos exercícios no seu dia a dia como deixar o carro em casa para ir à padaria, estacionar mais longe do trabalho, preferir as escadas no lugar do elevador, dar algumas voltas no quarteirão depois do almoço etc.

exercícios físicos com amigas

Outra opção é tentar atividades em grupo, para muitas pessoas é mais prazeroso fazer exercícios físicos com colegas e amigos, é mais dinâmico e divertido.

7. Vá ao supermercado com o estômago cheio

Ir ao supermercado de estômago vazio, a tendência é comprar muito mais do que realmente precisa e ainda dar preferência para o que é saboroso, mas não muito saudável como bolachas, doces, sorvetes etc.

faça compras no mercado depois de comer

Portanto, só vá ao supermercado com o estômago cheio e vá direto ao que você precisa comprar. Evite ficar passeando pela seção de biscoitos, chocolates e outros alimentos calóricos para não cair em tentação.

8. Beba mais água durante o dia

beba mais água

Água é ótima para o corpo e importante para várias funções do organismo. Mantenha o corpo hidratado o dia inteiro com pequenos goles ao longo do dia.

Além de muitos benéficos, a água também sacia e estimula o funcionamento do intestino. Tudo isso só gera conseqüências boa para o emagrecimento.

Além da água, você pode tomar chás ou fazer água saborizada. Basta acrescentar rodelas de limão ou laranja à água e bebê-la naturalmente. Evite matar a sede com sucos de caixinhas, refrigerantes etc.

9. Tenha disciplina e persistência

ter disciplina na dieta

Como os seus maus hábitos alimentares não surgiram do dia para a noite, provavelmente foram desenvolvidos ao longo de muitos anos, não devemos esperar que a perda de peso aconteça imediatamente.

Esse é um processo que requer tempo, exige disciplina mental e física durante meses. Você vai acostumar o seu organismo com uma alimentação saudável e um corpo mais ativo.

Portanto, não será fácil no começo, mas os resultados positivos irão servir de estímulo.

11. Tenha atitude para conseguir seu objetivo

Pessoas que tentam redefinir seus hábitos alimentares sem verdadeiramente manter a disciplina, com certeza terão dificuldades. Não espere os dias melhores para fazer exercício ou seguir a dieta.

Não se engane. Sempre haverá alguma coisa acontecendo em um dia que poderá lhe tirar o foco. Portanto, se você deixar para amanhã, provavelmente nunca irá começar a sua dieta e nem iniciará as suas atividades na academia.

ter atitude

12. Determine padrões de alimentação

O que faz a gente comer quando NÃO está com fome? Provavelmente comemos mais do que o necessário porque dá mais prazer estar de barriga cheia.

coma menos quantidade

É normal as pessoas comerem mais quando se sentem estressadas ou chateadas, outras comem mais quando estão com depressão e usam a comida como a forma de se sentir melhor.

Descubra o que está fazendo você comer demais ou focando apenas em frituras, doces etc. Podemos encontrar alternativas ao invés da comida como meditar e fazer atividades físicas para diminuir o stress.

13. Pare de comer em excesso

pare de comer em excesso

Coma apenas o necessário para se sentir satisfeita. Se tiver muitas opções que você tenha vontade de comer, pegue um pouquinho de cada, faça o seu prato e evite repetir. Uma dica é não levar as panelas para a mesa. Leve apenas o seu prato feito.

Se você criar o hábito de comer de três em três horas, certamente não chegará na refeição seguinte morrendo de fome e nem irá comer de forma exagerada.

Além disso, descubra o motivo por estar comendo tanto. Se não estiver com fome, mas apenas irritada, faça outra coisa. Dê uma volta, durma, cante, mas não coma.

14. Faça o que gosta para ter mais disposição

Isso vale para tudo dentro do processo de ser saudável. Se você detesta de verdade algum legume, não se obrigue a comê-lo porque ele faz bem para a sua saúde. Troque-o por outro. A tendência é você desistir rapidamente.

Se já tentou fazer musculação, mas não gostou de jeito nenhum procure outra atividade física para fazer. Até o horário para fazer exercício pode ser decidido desta forma, em alguns casos.

Você adoraria fazer exercícios de manhã, mas não consegue acordar cedo o suficiente e sempre falta aos treinos? Troque o seu horário para o intervalo do almoço ou no final do expediente.

A ideia é adequar a sua nova rotina ao que você já faz diariamente. Não precisa seguir o que os outros fazem, apenas o que dá certo para você.

15. Busque estímulos para alcançar seus objetivos

As redes sociais servem de estímulo para quem está de dieta ou fazendo exercício físico. Procure no Facebook ou no Instagram perfis de pessoas que estejam compartilhando o mesmo objetivo que você.

Faça também o seu próprio perfil e compartilhe as suas conquistas. Manter este contato estreita laços, dá força nos momentos de desânimo, você aprende e divide novas receitas e percebe que não está sozinha neste desafio.

compartilhe nas redes sociais suas conquistas

Se você seguir a nossa lista de atitudes e pensamentos para ter uma alimentação saudável, você vai conseguir alcançar o corpo saudável que deseja e ainda mais magro!! Deixe sua opinião nos comentários para compartilhar com outras pessoas que estão atrás deste mesmo objetivo.


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