Como ter Saúde na Terceira Idade


Ter uma vida com saúde na terceira idade é possível para qualquer pessoa. No entanto, durante a juventude é que as pessoas parecem mais preocupadas em manter um corpo bonito e atraente, talvez até movidos mais pela estética do que pela saúde. Apesar disso, vem crescendo bastante a disposição e o interesse de pessoas mais velhas em manter uma vida mais equilibrada com alimentação mais saudável e longe do sedentarismo.

Diversos fatores contribuem para que este processo tenha sucesso, mas muitos cuidados devem ser tomados para que tudo corra bem. Afinal, idosos têm um pouco mais de limitação do que os mais jovens.

Confira algumas dicas para se manter saudável também durante a velhice.

Como manter uma velhice saudável

Quer saber o que fazer para levar uma vida mais leve e manter as doenças e demais problemas longe de você? Confira e siga as nossas dicas.

Pratique atividade física

A atividade física é fator número um para quem deseja manter uma rotina saudável por toda a vida. Na velhice não é diferente. Felizmente, a procura por atividades para idosos está aumentando e as academias estão se atentando para isso.

atividade física na terceira idade

Portanto, frequentar um estabelecimento deste já é muito mais agradável hoje em dia, visto que estes locais estão preparados para este público. Mas, esta não é a única alternativa. Você pode optar também pela prática de atividades simples no dia a dia.

O que importa é manter uma rotina de exercício diariamente que pode ser através de uma caminhada, um passeio com o seu cachorro, um futebol com os amigos ou qualquer exercício que lhe faça se sentir bem.

Estimule a sua atividade mental

Tão importante quanto manter o corpo ativo é cuidar igualmente da saúde do seu cérebro. Mantenha-se ativo mesmo se não estiver mais trabalhando. Esta não é a única maneira de sentir-se útil para a sociedade.

estimule atividade mental

Pense na oportunidade única que tem de produzir coisas novas, afinal, experiência e tempo disponível você deve ter bastante. É nesta fase da vida que muitas pessoas resolvem fazer aquilo que sempre quiseram, mas que não tiveram como realizar no passado.

Além disso, participe de rodas de amigos, de grupos dançantes, faça trabalho voluntário, realize passeios e tudo mais que lhe dê prazer.

Mantenha uma dieta saudável

A terceira idade é uma fase da vida em que não podemos descuidar da alimentação de jeito nenhum. Principalmente quando algumas doenças já se apresentaram como o diabetes, hipertensão arterial e demais problemas de coração.

dieta saudável na velhice

Portanto, tome bastante cuidado com o que consome. Se já faz acompanhamento com nutricionista, procure seguir as orientações que recebe. Do contrário, não precisa muito conhecimento para saber aquilo que deve evitar.

Dê preferência para frutas, legumes, verduras, leite e outros alimentos com cálcio para fortalecer os ossos. Fique longe de açúcares, gorduras e sal, grandes causadores das temíveis doenças crônicas.

Saiba como funciona a sua genética

Saber quanto tempo seus avós, tios e pais duraram podem fazer uma grande diferença na maneira como você cuida da sua vida. Muitas doenças e demais problemas de saúde têm origem genética.

genética pessoa idosa

Por outro lado, esta mesma genética favorece uma vida mais longa para alguns indivíduos. Estando ciente disso, você se sente mais motivado a manter hábitos saudáveis que vão lhe garantir uma vida mais longeva e tranquila, longe de doenças.

Cuide da sua vida emocional

Aqui estamos falando especificamente da vida social. Mesmo que prefira viver sozinho, é comum na maioria dos idosos, manter contato frequente com familiares e amigos é benéfico para a saúde do corpo inteiro.

Portanto, visite amigos e esteja perto da família sempre. E não pense que deve manter contato apenas com pessoas da sua idade. Criar laços afetivos com pessoas mais jovens estimula a jovialidade e o bem estar em geral.

laços afetivos na família

Relacionamentos amorosos também devem fazer parte da sua vida. Não deixe que o preconceito externo e aquele que existe também dentro de você lhe impeçam de fazer aquilo que tem vontade.

Faça o controle das doenças típicas da idade

O tempo passa e o corpo padece. Infelizmente o surgimento de várias doenças à medida que a idade avança é mais do que comum na maioria dos idosos. Até mesmo quem procura sempre se manter saudável pode passar por algo assim.

controle de doenças do idoso

Por isso, o ideal é fazer um acompanhamento médico com frequência de, pelo menos seis meses. O próprio posto de saúde do bairro faz este papel. Em casos de problemas mais graves ou consultas com especialistas, ele também faz o encaminhamento necessário.

Mesmo que você não apresente nenhum problema, faça um check up anual e repita alguns exames se sentir algo diferente. Caso já possua alguma doença como diabetes ou hipertensão foque no tratamento da doença. Ela não impede que você tenha uma vida normal, desde que esteja sob controle.

Fique longe dos maus hábitos

Cigarro e álcool são grandes vilões de uma velhice saudável. Junto da alimentação errada, estes dois hábitos são altamente prejudiciais ao funcionamento do corpo humano.

idoso e cigarro

Eles aceleram o envelhecimento, aumentam o risco de doenças cardiovasculares e do câncer, diminuem a resistência física e respiratória dentre vários outros malefícios. Se você possui um destes hábitos pare enquanto ainda é tempo.

Outro hábito negativo a ser evitado é o estresse. Ele também é o causador de doenças e até mesmo de mortes. Procure levar uma vida mais tranquila, menos dedicada a problemas e mais voltada para a satisfação de estar perto de quem você ama de verdade.

Manter uma vida com saúde na terceira idade é possível

saúde emocional na terceira idade

Manter uma vida saudável deve ser um objetivo a ser conquistado em todas as fases da vida do ser humano. Mas muitas pessoas se dão conta disso apenas quando a idade já está mais avançada e o corpo não responde mais como antes.

Mesmo assim, sempre é tempo de tentar uma nova forma de viver. Idosos que começaram há pouco tempo a praticar hábitos saudáveis ainda podem ter a sua expectativa de vida aumentada. Além disso, têm a garantia de levar uma vida mais feliz dali em diante.


Escreva um Comentário