Como Ganhar Massa Muscular Rápido com Musculação e Exercícios


Ganhar massa muscular rápido é o objetivo mais procurado por quem resolve entrar na academia. Infelizmente a pressa por resultados e a ansiedade é a que mais atrapalha o desenvolvimento dos músculos.

Não podemos esquecer que para ter mais massa muscular é preciso tempo, prática diária de exercícios, compromisso com a dieta, descanso e paciência.

Dicas para ganhar massa muscular rápido fazendo musculação

No artigo nós reunimos algumas dicas para que você alcance o corpo tão sonhado, esculpido e bem torneado através do acúmulo de massa muscular.

Com as dicas que daremos a seguir, você conseguirá ganhar massa muscular rápido, da forma que sempre sonhou.

1. Saiba a maneira certa de se exercitar

Você resolveu fazer musculação, entrou na academia, malha quase todos os dias mas não vê resultados. Talvez você não esteja realizando os exercícios corretamente. Este erro é mais do que comum e é crucial para o desenvolvimento do músculo.

Logo que começar a treinar solicite a ajuda de um instrutor. É para isso que ele está lá e você tem que tirar todas suas dúvidas.

maneira certa de se exercitar

Além de fazer os exercícios corretamente e ganhar massa muscular mais rápido, você ainda evita se machucar e lesionar os seus músculos. Muitos iniciantes acabam sofrendo lesões por pegar peso demais ou praticar um exercício de forma errada.

Siga o cronograma indicado pelo instrutor lembrando sempre de fazer alongamento depois dos exercícios. Respeite os minutos de descanso e fique atento ao menor sinal de desconforto do seu corpo.

2. Não levante muito peso no início

Quem está começando a malhar e deseja alcançar rapidamente um corpo definido comete um erro grave de aumentar o peso achando que assim os resultados serão acelerados. O máximo que ele pode conseguir é uma lesão.

não levante muito peso no início

Não é o peso propriamente que define músculo, mas a execução correta do movimento seguido de uma série de outros pré-requisitos. Levante apenas o peso que você conseguir.

Depois de um tempo, você verá que este peso se tornou leve e só então você pode acrescentar mais. Não tente carregar muito peso para não se machucar.

3. Deixe para fazer exercícios aeróbicos no fim do treino

Os exercícios aeróbicos podem fazer parte do seu treino, mas com menos intensidade e por pouco tempo. Também não devem ser a sua primeira prática logo que chegar na academia.

Deixe para dar o seu melhor na hora da musculação, fazendo a execução correta dos exercícios, levantando os pesos necessários e se dedicando integralmente. Se deixar para fazer isso depois de correr, a disposição será outra. E isso vai atrapalhar o ganho de massa.

exercícios aeróbicos no fim do treino

Pratique o aeróbico nos dias em que não treina com pesos para ajudar a manter o metabolismo alto. Isso significa que o corpo perderá gordura enquanto ganha resistência e faz o fortalecimento muscular.

4. Não fique muitas horas na academia

Não adianta querer conseguir músculos antes do tempo necessário que eles precisam para crescer. Cada organismo é diferente e leva um tempo precioso para desenvolver massa muscular.

Saia da academia e faça outras atividades físicas ao ar livre. Praia e parque são ótimas opções. Dê uma volta de bicicleta ao redor do seu bairro ou faça exercícios físicos em uma praça. Lembre-se de que a vida fora da academia é tão boa quanto dentro dela.

tempo na academia

5. Alterne o treino de cada grupo muscular

A dica aqui é simples: cada grupo de músculos do corpo deve ser feito em dias diferentes. A razão para isso é dar tempo para que o outro grupo se restabeleça do treino sofrido.

Por exemplo, treine perna e peito em um dia. No outro, treine costas e braços. Dividir o seu treino em partes permite concentrar mais energia em um conjunto de músculos.

Isso faz com que suas fibras musculares se rasguem de forma mais efetiva e tenham mais tempo para se regenerarem. O seu treinador certamente saberá fazer esta divisão corretamente.

6. Não pare diante da dor

musculação e dor musculares

Calma, não estamos dizendo para você se matar de levantar peso. Estamos dizendo que você vai sentir dor em todos os músculos que estiver treinando. Isso é uma realidade. Mas, não pare de fazer o exercício por causa disso.

É normal sentir dor, afinal, o músculo está sofrendo lesões e precisa disso para crescer. Desde que você esteja fazendo tudo corretamente e não esteja exagerando na carga, não tem porque parar o exercício diante de uma dor.

7. Troque o treino a cada três meses

Três meses é o período ideal para permanecer em um treino. Depois disso, o corpo se acostuma e o resultado deixa de ser satisfatório. Troque os exercícios que você estiver fazendo na academia.

Utilize diferentes aparelhos na sua rotina de exercícios, varie suas sequências e trabalhe o mesmo grupo muscular em diferentes posições.

altere o treino para cada grupo muscular

A chave é atingir os músculos a partir de ângulos e intensidades diferentes para continuar estimulando o crescimento.

8. Descanse e tenha uma boa noite de sono

Seus músculos precisam de algumas horas para se recuperar, então tenha uma boa noite de sono e durma o que for necessário para que isso aconteça. Caso tenha que ir dormir tarde e acordar cedo, o que é muito comum, encontre maneiras de ter uma noite de sono com qualidade.

Quando você não descansa o suficiente, o seu corpo fica mais cansado e o empenho durante a atividade física não será o mesmo. Depois que se habituar à rotina de treinos e horários para dormir, tudo ficará mais fácil.

dormir bem depois do treino

9. Diminua o descanso entre as séries

É fato que você precisa descansar para ter mais energia para encarar a próxima série, no entanto, use este tempo com consciência. Nada de ficar mexendo no celular e demorar longos minutos até voltar para o treino.

Se possível, nem leve o celular para a academia ou deixe-o guardado no armário. Quanto mais tempo você perde descansando, menos massa muscular se forma em seu corpo. Pense nisso.

descanse pouco entre as séries do seu treino

10. Pratique o esgotamento muscular

Uma dica bem interessante e que está ganhando muitos adeptos da musculação é fazer o que eles chamam de drop séries. É levar o músculo até a fadiga total.

Depois de concluir a sua série normalmente, diminua a carga e realize a repetição do exercício até a falha, ou seja, até o corpo não aguentar mais. Observe sempre o seu condicionamento físico, claro.

pratique esgotamento muscular

11. Realize o movimento de descida lentamente

Quando for realizar algum exercício com elevação de braço ou perna, capriche na hora de retornar o membro à posição inicial. Faça isso de forma lenta, sentindo cada músculo.

movimento de descida lento

Quando você trabalha este músculo vagarosamente neste movimento, as microlesões aumentam e o músculo cresce mais rápido. Lembre-se que rapidez não é o foco da musculação, mas execução correta do exercício.

12. Crie um planejamento e estabeleça uma rotina

Você já sabe que ganhar massa muscular rápido é possível, mas não é tão fácil quanto muitos pensam. É preciso treino qualificado e muita dedicação. Por isso, insira os treinos na sua rotina diária.

Não espere que ir uma ou duas vezes à academia será suficiente para ostentar um corpo musculoso e definido. O ideal é realizar os treinos de 4 a 5 vezes por semana, com dedicação intensa na hora da aula.

planejamento para musculação

Fora da academia, capriche na alimentação para acelerar os resultados. Por fim, seja paciente. Dedique-se diariamente e logo você verá os efeitos vantajosos da musculação no seu corpo.

13. Tenha persistência e não desista

Ganhar massa muscular rápido com exercícios é possível, mas não é fácil. Você vai sofrer um um pouco, é verdade. Afinal, não é fácil cumprir rigorosamente os horários de treino, persistir diante da dor, recusar alimentos que atrapalham a dieta e encarar principalmente a desmotivação diária.

No entanto, tudo isso vai se tornando menos desgastante com o passar do tempo. Até porque quando você começar a perceber que o seu corpo está mudando, sua autoestima vai aumentar e você se sentirá capaz de alcançar o objetivo tão desejado.

Sentir-se mais forte é gratificante pelo esforço que fazemos e pelos pesos que levantamos depois de algum tempo malhando na academia. Mas, saiba que para ganhar massa muscular rápido é preciso muitos meses de trabalho duro, suor, compromisso e dedicação.

tenha persistência não desista de malhar

Somado a tudo isso temos também uma alimentação correta baseada em alimentos naturais e próprios para o crescimento muscular como você pode ver aqui. Portanto, capriche no seu treino, trabalhe o seu corpo com amor, alimente-se bem, tenha a paciência necessária e acompanhe a evolução da sua mudança. Em pouco tempo você verá que valeu a pena todo o sacrifício.


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