Alimentos que Ajudam a Emagrecer e Perder Barriga


A busca por uma vida saudável é a meta de muitas pessoas. Mas para isso é preciso fazer um esforço para sair do sedentarismo e se exercitar mais, além de cortar todos os alimentos ruins da sua alimentação. Nesse artigo listamos os alimentos que ajudam a emagrecer para incluir na sua dieta.

O problema é que nem sempre estes alimentos ruins são substituídos por alternativas saudáveis. Abandonar alguns hábitos, como comer pizza várias vezes por semana, por exemplo, ajuda, mas não adianta se você substituir emasstes alimentos por outras refeições muito calóricas e gordurosas.

Para uma dieta bem-sucedida, é preciso certificar-se de que os alimentos ingeridos são realmente saudáveis, por isso listaremos aqui algumas dicas que podem lhe ajudar a manter o equilíbrio na forma de se alimentar.

comida saudável

O que listamos são apenas algumas sugestões saudáveis para incrementar a sua dieta. Experimente outras combinações como frutas com cereais, carnes com verduras cozidas etc. Além de ser bastante divertido, você cria deliciosas e diferentes refeições.

Neste artigo, separamos as dicas em:

Alternativas saudáveis ​​para comidas fast food

Às vezes o planejamento da sua dieta pode ir por água abaixo em apenas alguns instantes se você ficar muito tempo sem comer alimentos que faziam parte da sua rotina. A ansiedade é um grande estímulo para furar a dieta, por isso é importante encontrar opções saudáveis para permanecer focada.

mulher pensando sobre comidas saudáveis

As escapadinhas que acontecem durante a sua dieta desmotivam e criam um sentimento de culpa, o que é prejudicial ao seu emagrecimento. Para os dias em que for quase impossível resistir a um lanche ou prato bastante calórico como hambúrguer com batata frita, a solução é encontrar alternativas saudáveis e semelhantes a essas refeições.

Preparando um hambúrguer saudável

Você pode preparar o seu próprio hambúrguer. A receita é muito simples. Basta usar carne moída, de preferência carne magra, adicionar temperos ao seu gosto e moldar a carne no formato arredondado. Algumas pessoas usam ovo para dar liga, mas outras não.

hambúrguer integral

Na hora de fritá-lo, use uma frigideira antiaderente untada com azeite ou manteiga. Não use óleo para preparar este tipo de fritura. Além de prejudicar o seu emagrecimento, o óleo produz toxinas que interferem no seu organismo.

Na hora de escolher o pão, opte pelo integral porque além das fibras, ele dá maior saciedade. Caso queira reduzir o carboidrato, evite totalmente o pão e enrole o hambúrguer e as verduras em folhas de alface ou couve manteiga fazendo um wrap.

Para completar o seu hambúrguer saudável, acrescente tomate, cebola e alface. Para substituir a maionese e o ketchup, você também pode fazer um caseiro. Basta misturar azeite, iogurte desnatado e ervas.

Pizza saudável também é possível

Ao invés de pedir uma pizza pelo delivery, faça uma em casa. É mais saudável, divertido e menos calórico. Use folhas de rúcula ou manjericão e adicione cebolas, azeitonas, tomates, pimentas e orégano. Use muçarela com baixo teor de gordura ou queijos brancos tipo suíço, pois são mais magros.

pizza integral com mussarela

Quanto mais claro o queijo, menos calórico ele é, então evite queijos muito amarelos. Se for colocar carne, prefira frango desfiado ou peito de peru fatiado.

Para a massa, prefira a integral já disponível em supermercados. Espalhe sobre o disco integral o recheio da sua preferência e leve ao forno para assar. Lembre-se de pré-cozinhar qualquer carne que você coloque na pizza.

Estas são apenas duas das muitas alternativas saudáveis que você pode ter em substituição aos alimentos fast foods. O importante é buscar alternativas menos calóricas e mais nutritivas, sem deixar o sabor de lado, é claro.

Por mais que você crie opções mais saudáveis, não exagere no consumo. Tudo em excesso faz mal e significa mais peso na balança. Coma com moderação, apenas em momentos especiais e dividindo com familiares e amigos também.

Passada a vontade de comer fast food, vamos agora para aqueles alimentos que nunca devem faltar em sua dieta se o foco é emagrecimento.

Alimentos que te ajudam a perder peso

Chá verde

chá verde

O chá verde tem antioxidantes que combatem os radicais livres do corpo e é um forte aliado na perda de peso. Acelera o metabolismo fazendo o corpo trabalhar mais rápido e ativando a queima de gordura. Também reduz o inchaço e o cansaço.

Frutas vermelhas

frutas vermelhas

Também ricas em antioxidantes, as frutas vermelhas são pouco calóricas e dão saciedade ao organismo. São exemplos: framboesa, amoras, mirtilos, morangos e uvas roxas. Use-as em sucos, nos lanches e como sobremesa de vez em quando.

Farinha de aveia

farinha de aveia

A aveia é um excelente alimento para fazer um mingau no café da manhã. Ela tem carboidratos saudáveis que lhes darão a energia necessária até o horário do almoço. Quando você adiciona algumas frutas, tais como os mirtilos mencionados anteriormente, o mingau ganha sabor e fica muito mais saudável.

Alimentos termogênicos

Eles aceleram o metabolismo de forma natural e deixam o corpo mais propenso a queimar gordura. São eles: gengibre, chá verde, água gelada, pimenta, canela, chá de hibisco e café.

canela

Práticas saudáveis para perder peso

Não basta consumir alimentos saudáveis, é preciso incluir alguns hábitos saudáveis na sua rotina para acelerar o seu processo de emagrecimento. Veja algumas dicas.

Ovos no café da manhã

ovos no café da manhã

Os ovos têm proteínas e completam as refeições em substituição à carne ou frango. Quando consumido com moderação, pode ser parte de um almoço equilibrado. Dois ovos mexidos junto com duas fatias de pão integral podem fazer você se sentir satisfeita por muito mais tempo, do que um hambúrguer ou uma massa.

Comer salada antes das refeições

Coma a salada antes do prato principal no almoço ou jantar. Assim, você fica mais satisfeita e come menos durante a refeição propriamente dita. Adicione um pouco de azeite de oliva ou molho leve para dar mais sabor.

salada antes das refeições

A salada também é uma opção para um jantar leve e prático. Para se tornar mais completa, basta acrescentar um filé de frango grelhado, hambúrguer caseiro ou ovos cozidos. Legumes também são bem vindos.

Coma sopa no jantar

sopa no jantar

As sopas são refeições leves, nutritivas e perfeitas para uma refeição noturna que exige mesmo menos calorias no prato. Experimente a sopa de espinafre, abóbora e outros legumes. Adicione sementes de linhaça para ficar mais nutritiva e um fio de azeite na hora de servir para dar mais sabor.

Bebidas que você deve evitar e bebidas saudáveis

Além de comer mais saladas, frutas e carnes magras na sua alimentação, preste mais atenção ao que você está bebendo. As calorias e os açúcares presentes nas bebidas atrapalham e muito a perda de peso. Então confira agora como usar as bebidas como aliadas da sua dieta e quais você deve evitar.

Bebidas que você deve evitar

Bebidas alcoólicas

bebidas alcoólicas

As bebidas alcoólicas possuem as chamadas calorias vazias, ou seja, sem benefícios ao organismo. Ao contrário, elas provocam inchaço e acumulam gases. Reduza bastante a ingestão destas bebidas até mesmo as com poucas calorias.

O grande problema das bebidas alcoólicas, além das calorias vazias, são os acompanhamentos, bastante calóricos. Exemplos: frituras como batatas fritas, linguiças, feijoada etc. Por isso, evitar o consumo é o ideal.

Café e suas variações calóricas

café

O café não é uma bebida a ser evitada. Pelo contrário, ele é termogênico e faz bem à saúde desde que não seja adoçado com açúcar. As variações com chattily e outros ingredientes é que atrapalham a sua dieta. Faça escolhas inteligentes.

Refrigerantes

refrigerantes

São bebidas ricas em açúcar e, portanto, são muito calóricas. Além de aumentar o seu peso, os refrigerantes aumentam a celulite, provocam gases e estufam o estômago. Algumas pessoas adotam a versão diet como substituto, mas até este tipo deve ser evitado. Pode ter poucas calorias, mas continua sendo não saudável.

Sucos de fruta

suco de laranja

Os sucos de fruta são saudáveis, porém muito calóricos para quem deseja perder peso. Um exemplo é o suco de laranja. O que acontece é que, para fazer um suco de laranja, é preciso usar muitas frutas e ele ainda é coado. O final é uma bebida calórica e pobre em fibras. Consuma-os com moderação e sempre que possível, prefira a fruta ao suco.

Bebidas que devem ser escolhidas

Então o que beber, se todos os itens acima estão proibidos? A resposta é mais simples do que você pensa. Basta adaptar o paladar.

Água

água

Sempre é a melhor escolha. É natural, saudável e limpa o organismo, além de estimular o funcionamento do intestino, contribuir para a redução do inchaço e das celulites. A água também alimenta e dá saciedade.

Se você não tem o costume de beber água ao longo do dia, vá, aos poucos, adquirindo o hábito. Ande com uma garrafinha do lado e dê um pouco de sabor acrescentando rodelas de limão ou laranja ao líquido.

Chás

chás

Os chás de oliveira, verde, hibisco, carqueja, gengibre e outros estão liberados na sua dieta. Eles não tem calorias e aceleram o seu metabolismo. Mas atenção, os chás não devem ser adoçados e não devem ser tomados todos ao mesmo tempo.

Suco verde

suco verde

O suco verde ganhou espaço na vida de quem está na luta para perder peso. É uma bebida que ajuda a emagrecer porque possui muitas fibras e muitos antioxidantes que fazem uma verdadeira limpeza no organismo.

Os ingredientes principais do suco verde são couve, gengibre, pepino, limão, linhaça, uma fruta cítrica (abacaxi, maçã, laranja etc) e água gelada. Tome em jejum, sem coar e sem adoçar. Varie os ingredientes para aproveitar todos os benefícios deles.

Dica bônus: ágar-ágar é uma gelatina que ajuda a emagrecer

O ágar-ágar é derivado de algas marinhas e é rica em fibras solúveis. Estas fibras provocam saciedade, pois absorvem água e se expandem dentro do estômago, formando uma espécie de gel, reduzindo a fome e a ingestão de alimentos.

ágar-ágar

Além de tudo isso, as fibras da gelatina com ágar-ágar estimulam o funcionamento do intestino. Ao preparar a gelatina com esta substância você tem em mãos uma sobremesa saborosa, saudável e cheia de nutrientes que ainda lhe ajuda a emagrecer.

Esta alga também absorve gorduras e o açúcar dos alimentos quando estes se encontram ainda no estômago, evitando que se sejam absorvidas pelo organismo e se transformem em gordura acumulada.

Conheça os benefícios do ágar-ágar para a sua alimentação e emagrecimento:

  • Dá mais saciedade e inibe a ingestão de outros alimentos
  • Controla os níveis de colesterol e de glicose
  • Estimula o funcionamento do intestino e do sistema digestivo
  • É rica em fibras, essenciais para o bom funcionamento do organismo

Prefira os alimentos que ajudam a emagrecer para acelerar a sua dieta

Manter uma dieta equilibrada, dando preferência aos alimentos que ajudam a emagrecer e menos calóricos, é fundamental para que você consiga perder peso como deseja. Tenha em mente que não adianta encarar a dieta como apenas um momento, mas como um estilo de vida mais saudável que irá melhorar não só o formato do seu corpo, mas também a sua saúde como um todo.

Para potencializar os resultados, escolha e comece a praticar uma atividade física regularmente. Trinta minutos diários, três vezes por semana já são suficientes para perceber mudanças no seu corpo. E, para finalizar, tenha paciência e não desista diante dos primeiros obstáculos. Esteja firme no seu propósito e um corpo magro, bonito e saudável é questão de tempo.


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