7 Erros que Não Deixam Você Emagrecer


É muito comum ouvir algumas pessoas reclamando que fazem tudo do jeito que o nutricionista e o professor da academia mandam, mas não conseguem emagrecer. O que talvez estas pessoas não saibam é que para um resultado mais rápido e efetivo na redução de gordura corporal, alguns hábitos devem ser modificados.

São costumes conservados durante anos, alguns com graves conseqüências para a saúde do corpo e que também causam impacto no processo de emagrecimento.

No artigo, nós vamos listar alguns destes maus hábitos e algumas maneiras que você tem ao alcance para combatê-los.

Hábitos que atrapalham o seu emagrecimento

Estes são os principais hábitos que costumam prejudicar a perda de peso, mesmo que todo o resto esteja sendo seguido direitinho. Veja se você identifica alguns destes hábitos na sua vida e comece já a mudá-los.

Fumar

fumar atrapalha o emagrecimento

Além dos diversos males que o uso do cigarro pode causar, o hábito de fumar inibe e atrapalha a capacidade total da realização dos exercícios físicos. Quando você fuma, está levando partículas prejudiciais a seus pulmões, o que dificulta a distribuição de oxigênio em seu corpo.

Basta perceber que o seu fôlego não é igual ao dos não fumantes e que sua capacidade física se esvai rapidamente na execução de um simples exercício, imagina naqueles mais exigentes.

Sem conseguir dar o melhor de si na prática da atividade física, com certeza o seu emagrecimento estará comprometido.

Uso de bebidas alcoólicas

bebida alcoólica engorda

Quando você bebe álcool, está oferecendo calorias vazias para o seu corpo, ou seja, aquelas calorias que não possuem nutrientes e que só engordam. Além disso, temos os acompanhamentos como batatas fritas e outras frituras que interferem demais na perda de peso.

Assim como acontece com o cigarro, o álcool também influencia na liberação de energia e na disposição para praticar as atividades físicas dentro ou fora da academia. Quem consegue ir à academia em um dia de ressaca, por exemplo?

Além de tudo isso, o álcool em excesso é prejudicial à saúde e pode causar diversas doenças, além da dependência. Portanto, se você aprecia este hábito tente reduzi-lo aos poucos, beba bastante água e consuma alimentos leves.

Alimentação errada

alimentação errada atrapalha emagrecimento

Apesar de seguir a dieta que o nutricionista passou, alguns deslizes alimentares prejudicam muito o alcance do objetivo. Um deles é manter uma dieta rica em alimentos diet e light. Apesar de pobres em calorias, estes alimentos não são benéficos e comprometem a saúde.

Alimentos ricos em sal também devem ser abolidos, pois causam retenção líquida. Até mesmo os alimentos considerados saudáveis devem ser consumidos com moderação, pois engordam do mesmo jeito, se consumimos em excesso. 

Estresse

estresse pode atrapalhar o emagrecimento

Um dos componentes envolvidos na perda ou ganho de peso, e que muitas pessoas não consideram, é a saúde mental. A saúde de sua mente é tão importante quanto a saúde do seu corpo.

O estresse, quando não administrado, pode prejudicar o controle e a manutenção do peso. O principal motivo é um hormônio, chamado de cortisol, que é liberado quando os níveis de estresse estão alterados.

O cortisol aumenta os níveis de glicose no sangue e estimulam o paladar por comidas mais gordas como as ricas em açúcar e gorduras. Para piorar, a gordura acumula primeiro no abdômen. Logo, estresse engorda e ainda dá barriga. Por isso, fuja dele.

O exercício físico já é uma maneira de desestressar, mas se mesmo com a prática você sente que anda estressada, talvez precise de outras técnicas de relaxamento. Uma dica é tentar não se preocupar tanto com o seu processo de emagrecimento. Em pouco tempo você irá colher os bons resultados.

Faça outras coisas no seu dia que lhe tragam relaxamento e bem-estar como dar uma volta, conversar com um amigo, ler um livro, ver um filme, tirar uma soneca no meio da tarde, enfim. A sua vida não é só dieta e exercício.

Desmotivação

desmotivação para emagrecer

Emagrecer não é uma tarefa tão simples e é preciso ter bastante paciência, compromisso, foco e disposição física e mental, além de criatividade para superar as adversidades que surgem ao longo do caminho.

Por isso, nem todas as pessoas conseguem permanecer no mesmo pique com uma rotina fixa de exercícios e um cardápio alimentar balanceado. Com o passar do tempo e resultados lentos, rotina cansativa e dieta cansativa, estas pessoas acabam desistindo.

Para fugir disso, é importante encontrar exercícios físicos diferentes, criar novas receitas e modos de preparo dos alimentos, descansar bem e focar no pouco que foi conquistado.

Outra dica que pode funcionar é seguir nas redes sociais pessoas que estejam passando pela mesma situação que você. A troca de experiências é, sem dúvida, um fator que vai lhe deixar mais motivada e menos disposta a desistir.

Jogar tudo para o alto no final de semana

comer em excesso no fim de semana

Seguir a dieta e a rotina de exercícios físicos durante a semana é fácil para muitas pessoas. Difícil mesmo é fazer o mesmo no final de semana. O desafio é tão grande que tem quem prefira não sair de casa para não sofrer tentações.

Você não precisa fazer isso. Socializar com os amigos é muito importante para aliviar o estresse e relaxar. Você só deve aprender a dizer não para algumas coisas e buscar o equilíbrio sempre.

Estes dois dias sempre vêm acompanhado de comidas gordurosas e açucaradas, bebidas alcoólicas ou refrigerantes e nada disso contribui para o seu emagrecimento. Antes de abrir mão de tudo no final de semana, pense se realmente vale a pena jogar fora todo o esforço que você realizou nos outros cinco dias.

Você pode até pensar que irá recuperar tudo que perdeu no final de semana, mas na verdade esta conta não funciona assim. Alguns pratos altamente calóricos são impossíveis de serem eliminados do corpo com uma ida normal à academia. Você terá que demandar muito esforço e mesmo assim, não é certo que conseguirá.

Sem contar que você estará sempre dando um passo atrás e correndo para corrigir um erro. Ou seja, estará sempre se sabotando.

Dormir poucas horas

dormir poucas horas

Quem tem uma vida super agitada e cheia de atividades sabe que dormir as 8 horas recomendadas pelos médicos é quase um sonho, longe de se tornar real. Mas, além de ser essencial para a saúde, dormir bem é fundamental para perder peso.

Pesquisas apontam que pessoas que dormem pouco ou dormem mal engordam mais principalmente na região do abdômen. Além disso, acordam com o paladar mais estimulado e tendem a comer mais ao longo do dia.

Se você realmente não tem como dormir as oito horas de sono recomendadas, tente manter uma noite de sono com qualidade. Vale tomar chá de camomila, fazer um lanche rápido, ler um livro etc.

Já o que você deve evitar é levar o celular para a cama ou qualquer outro aparelho que emita muita claridade. Mantenha o quarto com a iluminação adequada, durma e acorde sempre no mesmo horário para criar uma rotina de sono.

Estes são alguns de muitos outros hábitos que impedem você de alcançar o objetivo que tanto deseja. Se você identificou um ou mais destes hábitos ruins na sua vida diária, procure seguir as nossas dicas e buscar outras alternativas para contorná-los. Lembre-se também que o emagrecimento é apenas um aspecto da sua vida que você deve buscar, não o único.


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