3 Alimentos que Ajudam a Emagrecer e Perder Barriga


Já sabemos que frutas, legumes, ovos e carnes magras são importantes alimentos para quem quer perder peso e ter qualidade de vida. Além destes alimentos que são mais comuns e já conhecemos, existem outros ótimos alimentos que ajudam a emagrecer.

Separamos três exemplos que você talvez ainda não conheça. Alguns dos nossos leitores estão tendo ótimos resultados introduzindo estes alimentos que ajudam a emagrecer na alimentação e acelerando a perda de peso.

1. Goji berry

A goji berry é uma fruta cultivada nas montanhas do Tibete e é consumida há milhares de anos pelos habitantes da região da China e da Índia.

goji berry

O alimento é rico em elementos antioxidantes que retardam o envelhecimento, previnem contra diversas doenças celulares e ainda diminuem a produção dos radicais livres.

A fruta se popularizou no Brasil pela sua fama de auxiliar no emagrecimento e isso se deu devido ao seu baixo índice glicêmico, ou seja, ao ser consumida não são liberadas grandes quantidades de insulina pelo pâncreas, o que evita que o hormônio armazene gordura em excesso.

Além de possuir todos esses nutrientes, outro fator é o baixo valor calórico. Uma colher de sopa possui só 50 calorias.

Sabe-se também que outro fator importante para o emagrecimento é o bom funcionamento do intestino e a goji berry é rica em fibras, elemento fundamental para um melhor funcionamento do órgão.

Seis colheres de sopa da fruta têm 7,4 mg de fibras, quantidade superior à de algumas leguminosas, como o feijão por exemplo que possui cerca de 6,4 g do nutriente.

Como consumir a goji berry

A fruta é encontrada com mais facilidade no Brasil em sua forma desidratada como na foto, e pode ser utilizada na preparação de sobremesas, sucos ou consumida em sua forma natural. A goji berry também é encontrada fresca e em cápsulas.

Recomenda-se a ingestão pela manhã, de cerca de 50g ou um punhado antes da atividade física.

Informações nutricionais da goji berry

A goji berry tem sua eficácia comprovada devido ao alto teor de nutrientes encontrados na fruta. Ela possui substâncias que liberam o hormônio do crescimento, agentes anti-inflamatórios e antioxidantes. Dentre eles estão:

  • 19 aminoácidos que ajudam na formação de proteínas;
  • 21 minerais como ferro, cálcio e germânio, apontado como anticancerígeno;
  • 22 polissacarídeos, fortalecem o sistema imunológico;
  • Triptofano, para o sistema nervoso;
  • Cyperone, que faz bem ao coração e pressão arterial.
  • A cada 100g da fruta desidratada encontramos 2.500 mg de vitamina C. Uma quantidade 50 vezes superior ao que se encontra na laranja.

Contra indicações do goji berry

A fruta possui poucas contraindicações e estas estão relacionadas a casos de quem toma remédio contra trombose, controle de pressão arterial e glicemia, pois a goji berry pode inibir a ação desses medicamentos.

2. Feno-grego

O feno-grego (trigonella foenum-graecum) é uma planta medicinal oriunda do sul da Europa e da Ásia.

feno-grego

Seu consumo não é muito popular na América do Sul, porém a planta tem sido cultivada em vários países ao redor do mundo devido as inúmeras propriedades medicinais que exerce, principalmente por conta de seus efeitos emagrecedores, que auxiliam na manutenção do peso.

O feno-grego também é conhecido como alforva ou fenacho. Seu uso para fins medicinais data desde a antiguidade.

Dentre suas propriedades medicinais destacam-se suas atividades: antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres, anticancerígenas e antidiabéticas que favorecem a regulação dos níveis de açúcar no sangue.

As sementes da planta também oferecem nutrientes essenciais para o correto funcionamento do organismo, dentre eles: proteínas, potássio, alcalóides, niacina, vitamina C, 4-hidroxisoleucina (aminoácido) e saponinas esteroides.

O feno-grego é considerado como uma erva digestiva, ou seja, uma planta medicinal que beneficia largamente o sistema digestivo, pois estimula o correto funcionamento do sistema digestório.

Ademais, a planta favorece o bom funcionamento do intestino, pois é uma fértil fonte de fibras solúveis. As fibras auxiliam na regulação intestinal e ajudam a combater a constipação (intestino preso).

Além disto, exerce ações efetivas que contribuem para a redução dos níveis de colesterol e para atenuar os sintomas da TPM e menopausa.

O feno-grego ajuda emagrecer

O feno-grego pode ser um ótimo aliado para auxiliar em dietas de emagrecimento, pois suas sementes são fontes férteis em polissacarídeos, principalmente em galactomannan, uma substância que está associada ao aumento da saciedade.

Esse ativo ajuda a diminuir o desejo de comer excessivamente, pois prolonga a sensação de saciedade. Além disso, assim como já foi citado, o feno-grego é fértil em fibras, segundo pesquisas ele possui cerca de 75% de fibras solúveis em sua composição.

As fibras exercem um papel essencial em dietas focadas na perda de peso, isto porque são capazes de prolongar a sensação de estômago cheio, reduzindo assim a ingestão de calorias ao longo do dia.

Benefícios do feno-grego

  • Aumenta a sensação de saciedade;
  • Regula os níveis glicêmicos;
  • Contribui para a manutenção da perda de peso;
  • Fonte de fibras solúveis;
  • Ajuda a atenuar os sintomas da TPM e menopausa;
  • Ação antioxidante;
  • Efeitos anticancerígenos;
  • Antidiabético.

Contra indicações do feno-grego

O uso do feno grego pode provocar reações adversas como: gases, barriga inchada e diarreia. Informe o seu médico sobre qualquer reação adversa que venha a sentir após o consumo da planta.

Não consuma suplementos, medicamentos naturais ou qualquer outra substância sem orientação médica.

3. Garcínia cambogia

Garcínia cambogia é um fruto nativo de regiões da África que tem se tornado famoso por ser um potente inibidor do apetite, contribuindo para a perda de peso. Sua aparência se assemelha muito à uma abóbora pequena, devido ao seu formato.

garcínia cambogia

O fruto faz parte da mesma família de frutas cítricas que são amplamente consumidas entre os brasileiros: o limão e a laranja, pertencentes à família citrus.

Ele tem sido indicado como coadjuvante para auxiliar no processo do emagrecimento saudável. Suas propriedades emagrecedoras estão concentradas em sua casca.

A fruta em si não oferece um gosto muito agradável, uma vez que, tem um sabor extremamente amargo que é muito característico.

O garcínia cambogia ajuda a perder peso

Devido as propriedades naturais que oferece, a garcínia cambogia pode contribuir para a perda de peso. Isto porque, contém em sua composição o ácido HCA (ácido hidroxicítrico), que é vastamente utilizado em fórmulas de medicamentos para auxiliar no emagrecimento.

Seus efeitos emagrecedores estão associados as atividades que a fruta exerce sobre o metabolismo, uma vez que, favorece a aceleração do metabolismo, aumentando assim a queima de gorduras.

O HCA ajuda a diminuir as gorduras acumuladas no organismo e beneficia a redução dos níveis de açúcar e de colesterol no sangue, porque atua como um inibidor da ATP-citratoliase, que participa do metabolismo de ácidos graxos e carboidratos.

O HCA também é útil para suprimir o apetite, pois estimula a liberação da serotonina, um hormônio que exerce ações sobre os mecanismos de saciedade, transmitindo ao cérebro a mensagem de que o corpo já está abastecido e satisfeito.

Além disso, o HCA ajuda a diminuir o desejo de comer e a prolongar a sensação de saciedade, porque tem a capacidade de elevar a síntese de glicogênio, pois transforma o açúcar consumido através da alimentação em glicogênio e o armazena no fígado e nos músculos, para ser gasto em forma de energia.

Benefícios da garcínia cambogia

Contra indicações da garcínia cambogia

O consumo de garcinia cambogia não é recomendado para gestantes, crianças, portadores de Alzheimer e demência, enxaqueca. Diabéticos, devem consultar um médico antes de consumir a fruta ou algum suplemento à base da mesma. Não consuma suplementos alimentares ou substâncias sem orientação médica.

Esses são três ótimos alimentos que ajudam a emagrecer

Goji berry, feno-grego e garcinia cambogia são apenas três exemplos de alimentos que ajudam a emagrecer e perder barriga, apesar de no Brasil não ser muito fácil encontrá-los, tente incluir no seu cardápio e perceba os resultados.


Escreva um Comentário