16 Dicas para Perder Peso de Forma Saudável

Uma dúvida que muitas pessoas têm é como conseguir perder peso de forma saudável, emagrecer com saúde e sem tanto sacrifício. Fazer dieta para perder peso é mais difícil do que se imagina para algumas pessoas, se você não está com tanta pressa em perder alguns quilos, esse é o artigo certo para você ler!

Coloquei nessa página um conjunto de dicas que serve para todas as pessoas, independente de idade e condição social para conseguir emagrecer, manter o peso e ter uma vida saudável.

Comece a perder peso hoje mesmo seguindo essas dicas, elas servem como um guia chegar no seu objetivo e ganhar a luta contra a balança.

1. Pense e reflita no seu estilo de vida atual

Comece determinando quais alimentos que você mais consumiu nos últimos meses. O quantidade de comidas com gordura, com carboidratos em excesso, frituras, refrigerantes e doces? Essa provavelmente é a razão para a maioria das pessoas estar acima do peso, mas confira outras principais causas que fazem as pessoas engordar:

  • Ansiedade – Comer para suprir alguma necessidade, depressão, angústia, etc
  • Metabolismo – Seu metabolismo é lento
  • Alimentação incorreta – Come muitos alimentos que engordam
  • Preguiça – Não gosta de fazer atividades físicas
  • Genética – Pais ou alguém da família com sobrepeso
  • Efeito sanfona – Engorda e emagrece, não presta atenção no que come, desconhece a causa, etc

Seja qual for o seu caso, leia este artigo que ensina a perder peso e reduzir os quilos extras que tanto incomodam as pessoas.

Então vamos lá, como conseguir perder peso e não voltar a engordar?

Como falei, podem ser diversas causas que podem atrapalhar a sua perda de peso, mas geralmente a principal está ligada aos seus hábitos alimentares e a falta da prática de atividades físicas que ajudam na queima calórica.

A primeira coisa que você tem que se perguntar: quais são os meus hábitos alimentares e quais atividades que pratico durante a semana? É importante sabermos exatamente o que estamos comendo e incluir atividades e exercícios físicos na nossa rotina que auxiliam no gasto calórico.

2. Mexa-se e faça alguma atividade física

atividade física

Existem diversas alternativas para você não deixar a atividade física de lado. Faça exercícios físicos em casa usando aplicativos do seu smartphone, inclua caminhadas diárias e de preferência vá na academia pelo menos três vezes por semana.

Muitas pessoas não têm dinheiro e tempo para frequentar uma academia. Se você não encontrar uma academia que possa pagar, não se preocupe, encontre um bom local para fazer caminhadas e corridas e que te dê possibilidade de praticar atividades físicas sem pagar. Pode ser uma praça ou até mesmo a academia do seu prédio.

Faça exercícios em sua casa, suba escadas do seu prédio, corra no parque ou no seu bairro e baixe apps de fitness no seu celular para fazer exercícios em casa.

3. Doe alimentos da sua despensa

Procure na sua despensa todos os alimentos não saudáveis, com muito açúcar e com excesso de calorias. Doe os produtos mais calóricos para uma instituição de caridade ou para alguém que precisa.

Jogue fora os alimentos que engordam ou coma em pequenas quantidades durante vários dias até eles acabarem.

Se você realmente quer emagrecer, determine que esses tipos de alimentos não voltarão ao seu cardápio até você conseguir seu objetivo.

4. Queime calorias no trabalho

Quando você for trabalhar, prefira as escadas em vez do elevador. Faça uma caminhada nos intervalos, pratique alguns movimentos de perna como mexer os tornozelos e exercícios isométricos.

Super dica: Ao invés de sair na estação de ônibus ou metrô mais próxima do seu trabalho ou escola, tente sair em uma estação anterior para caminhar por mais tempo até o destino.

5. Evite os petiscos e doces na sua rotina

chapa de petiscos

Se você estiver em um local de trabalho onde seus colegas te oferecem bolachas recheadas, biscoitos e outras guloseimas, é melhor para você ficar longe delas sempre que possível.

Se o pessoal do seu trabalho adora fazer sempre um happy hour, evite comer fritura todos os dias, entenda que esses petiscos podem fazer parte do seu cardápio no máximo uma vez por semana para o seu organismo desacostumar com esses alimentos.

Deixe para comer esses alimentos em ocasiões especiais como comemorações da empresa ou festas de aniversário, mas sem exageros. Se a sua empresa tem muitas festinhas de departamento ou aniversários, tente evitar o consumo destes alimentos preferindo os mais saudáveis.

Uma dica para começar, caso você não consiga cortar de uma vez esses alimentos do seu cardápio, mesmo sendo no máximo uma vez por semana quando vai para festas, happy hours, etc, coma metade da quantidade que você normalmente come.

6. Ande mais e dirija menos sempre que possível

Ter um carro ajuda muito em diversas ocasiões, mas ao invés de pegar o seu automóvel e dirigir poucos quarteirões para visitar um amigo, faça isso caminhando. O mesmo é válido se você mora perto de um parque, supermercado ou padaria, caminhar ajuda a queimar calorias e é muito bom para a sua saúde.

Sempre prefira ir a pé para os lugares quando for possível.

7. Coma pimenta vermelha

Se você gosta de alimentos quentes e picantes, essa dica é muito boa.

Pimenta vermelha ajuda a aumentar o seu metabolismo, mas tenha cuidado para não acrescentar pimentas exageradamente aos alimentos!

Não esqueça que ao colocar molho de pimenta em coxinhas e outros salgadinhos fritos não é bom, pois esse tipo de alimento atrapalha a sua dieta. Use um molho apimentado sobre um peixe, frango ou outras carnes.

8. Defina seu corpo na academia

academia

Comece a queimar as gordurinhas extras levantando peso na academia. Dê preferência de 12 a 15 repetições e menos peso para suar bastante, e sempre com orientação de um profissional.

Fazer musculação ajuda a queimar gordura e quanto mais músculos você tiver, mais calorias serão queimadas. A explicação disso é que os músculos consomem mais energia do que outros tecidos do nosso corpo e consequentemente eliminam mais calorias, então quanto mais músculos você tiver, mas energia e calorias o seu corpo consume para se manter, isso faz perder mais peso em menos tempo.

9. Vá ao parque com seus filhos e animais de estimação

Quando for ao parque com sua família, amigos ou até mesmo com seus animais de estimação, faça mais do que simplesmente sentar em um banco e apreciar a paisagem.

correr no parque

No parque existem inúmeras atividades que podemos praticar, faça corrida ou caminhada, participe de algum tipo de jogo ou atividade.

Corra com seus filhos, jogue um disco para o seu cachorro, mexa-se, aproveite a oportunidade para suar o máximo possível.

10. Envolva seus amigos nas atividades físicas

Malhar e perder peso com os amigos é sempre uma boa ideia. Convide seus amigos e familiares para correr ou ir na academia com você.

Muitas vezes fazer atividades com companhia é mais divertido e prazeroso, além disso é possível motivar os outros e receber incentivos quando precisar já que nem todos os dias estamos motivados.

11. Aprenda receitas novas e prazerosas

Pesquise receitas saudáveis em livros de receitas ou em sites na Internet, existe uma infinidade de alternativas de baixa caloria para seus pratos favoritos.

São inúmeras possibilidades para acrescentar sabor aos alimentos que tem poucas calorias e deixá-los deliciosos!

Tente buscar no Google por “receitas saudáveis de baixa caloria” ou “receitas lights e fáceis”.

12. Evite lanchonetes fast-food

Comer muito em lanchonetes fast-food ou alimentos muito calóricos todos os dias é um dos principais motivos que fazem as pessoas se tornarem obesas. Os piores alimentos são hamburgers, pastéis, coxinhas e cachorro-quente.

fast food

É fácil cair em tentação e passar na padaria ou naquele lugar que você adora comer. Então o melhor é nem passar perto deles, evite-os.

13. Estacione o seu carro mais longe

Quando for para o trabalho ou para uma loja, pare o carro mais longe do destino e aproveite para caminhar. Se fizer isso uma rotina, será um grande benefício para sua saúde. É um ótimo método para já perder algumas calorias.

14. O que comprar no supermercado?

Quando for ao supermercado, comece a comprar itens mais saudáveis.

Inclua na sua lista de compras: frutas, folhas, vegetais, legumes congelados, carnes magras e produtos de baixo teor de gordura.

Diminua a quantidade destes alimentos: pães, massas, folheados, salgadinhos para fritar e hambúrgueres.

Outra dica é ir ao supermercado de barriga cheia, a tendência é comprar mais os alimentos necessários.

15. Coma mais vezes por dia e menos quantidade

Para perder peso você terá que comer pequenas refeições mais vezes por dia, não é tão difícil. Desta forma o seu corpo trabalha mais tempo metabolizando pequenas quantidades de alimentos sem sobrecarregar o sistema digestivo.

comer mais vezes por dia

Evite fazer poucas refeições, porque assim terá mais fome e comerá mais, é simples! Aprenda a comer menos e mais vezes durante o dia.

Não se esqueça, aumente o consumo de frutas, alimentos ricos em fibras e grãos poucos calóricos. São alimentos que você normalmente se come em menos quantidade.

16. Faça exercícios em casa ou na academia do prédio

Compre alguns DVDs de atividades físicas ou assista vídeos de exercícios físicos no YouTube, e exercite-se na sua sala de estar. Depois faça exercícios de relaxamento e alongamento para ajudar na recuperação dos seus músculos.

Encontre atividades que tenha prazer em praticá-las e então inclua elas em sua rotina, de preferência de segunda a sexta, como se fosse uma rotina de “trabalho”.

Quanto mais exercícios fizer, mais rápido vai emagrecer. O seu corpo ficará mais atraente e mais condicionado para outras atividades.

Como perder peso com essas dicas?

Fizemos uma lista de como perder peso sem tantas complicações, mas isso depende de você. Tente seguir essas dicas para começar, faça uma rotina na sua semana e você verá resultados!

Um Comentário

  1. Alê 27/05/2017 Responder
    • Sammy Sammy 28/05/2017 Responder

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