15 Hábitos para Ter uma Vida Saudável e Feliz

Se você está querendo saber como ter uma vida saudável e feliz, nós listamos atitudes e pensamentos importantes das pessoas que se consideram alegres e bem de vida, leia a lista abaixo.

1. O primeiro passo é começar a mudar

Se precisamos mudar as nossas vidas, então vamos pensar por onde devemos começar. Pense que você pode e você consegue melhorar, mas para isso precisa dar o primeiro passo.

Então, o que eu devo fazer para ter uma vida mais saudável?

Para ser mais feliz, saudável e conseguir emagrecer, você pode descobrir alimentos deliciosos e pouco calóricos que não conhecia, fazer receitas novas é ótimo para se manter motivada no seu objetivo. Além de tudo depois será mais fácil equilibrar o seu peso e não voltar a engordar.

2. Substitua o que você come

Você está triste com o seu corpo? Se for esse seu caso, então porque você continua fazendo as mesmas coisas, comendo os mesmos alimentos e tendo uma vida sedentária?

Existem pessoas que têm péssimos hábitos, elas se alimentam mal, não praticam exercícios e dormem poucas horas por dia.

É muito fácil se acostumar a se alimentar mal, hoje em dia muita gente come alimentos que só ajudam a engordar e não faz nenhuma atividade física. Mas a gente pode mudar isso, podemos melhorar a nossa alimentação e começar a se exercitar para ter uma vida melhor.

O problema é que muitas pessoas só percebem que estão engordando quando se olham no espelho ou têm algum problema de saúde. Dessa forma, começam a sentir tristeza e não entendem como engordaram até aquele ponto. Na maioria dos casos, elas têm péssimos hábitos alimentares e não fazem atividades físicas regularmente, ou até mesmo nunca fizeram.

Se estamos insatisfeitas e infelizes, nós precisamos fazer alguns ajustes na nossa vida e na nossa alimentação.

Substitua o que come

Nós estamos sempre consumindo refrigerantes, frituras e doces, mas existem alternativas deliciosas para esses alimentos: sucos naturais, grelhados e sobremesas light podem fazer parte do nosso cardápio diário.

3. Entenda a fase de adaptação

Geralmente as pessoas esperam resultados imediatos quando mudam suas refeições, elas optam por cortar várias refeições de uma vez para perder peso rápido, mas não fazem uma reeducação alimentar e voltam a comer alimentos que atrapalham elas emagrecer.

Por outro lado, muitas pessoas não gostam de mudar a alimentação porque não sentem prazer em alimentos poucos calóricos, mas na verdade a questão mais importante é acostumar o paladar.

fase de adaptação com novos alimentos

4. Coma na hora certa

Tente comer sempre de três em três horas menores quantidades, é o ideal para manter o seu corpo digerindo alimentos por mais tempo sem carregar o sistema digestivo.

Dica: não comece errado, deixar de comer e passar fome durante várias horas só vai fazer você se estressar e se irritar, além de tudo isso, no início você vai emagrecer mas depois voltará a ganhar peso tão rápido quanto perdeu.

5. Prepare suas refeições

Se você compra alimentos processados ou enlatados porque não tem tempo para preparar suas próprias refeições, aqui vai uma outra dica, tente reservar algumas horas pelo menos uma vez na semana para cozinhar pratos saudáveis. Deixe-os no congelador para conservá-los em pequenas refeições, coloque-os no forno microondas para descongelar e comer nos dias seguintes.

Na rua, comemos cachorros-quente, pastéis e pães em lanchonetes, fazemos isso porque sobra mais tempo para fazer outras coisas na nossa rotina, mas pense um pouco, o que é importante para a sua saúde é importante para sua vida, então comece a mudar esses hábitos que será melhor para você. Não dependa desses tipos de alimentos todos os dias, comece a consumir alternativas mais saudáveis que são simples de preparar para te trazer mais saúde.

Saladas, sanduíches com peito de frango e atum são refeições rápidas, saudáveis e deliciosas, bem melhores do que alguns alimentos prontos, elas são melhores do que doces e alimentos gordurosos e têm menos calorias.

6. Faça exercícios na sua rotina

Um dos maiores problemas das pessoas é o sedentarismo, após um longo dia de trabalho, elas estão cansadas e só querem ir para casa e descansar. Só o fato de se pensar em exercício já é um martírio pra muita gente.

faça exercícios na rotina

O que muitas pessoas não sabem é que exercício pode cansar mas realmente lhes dá mais energia. Quando você estiver em forma, quanto mais se exercitar, mais energia vai ter. Você vai perceber que não demora tanto tempo para conseguir resultados, provavelmente em algumas semanas já estará se sentindo mais disposta no seu trabalho.

Algumas horas por semana é um grande começo para colocar em prática um plano de exercícios, começando a praticar os mais leves de depois ir aumentando a dificuldade e a carga.

Para conseguir chegar a uma rotina de exercícios agradável, comece com coisas que você gosta de fazer. Fazer uma caminhada, usar a bicicleta, dança, natação e até levantar pesos podem ser atividades prazerosas para muitas pessoas, descubra o que mais te agrada.

7. Vá ao supermercado com o estômago cheio

Quando as pessoas vão ao supermercado com o estômago vazio, elas tendem a comprar mais comida que dão prazer em consumi-la, dando preferência a alimentos que serão sua recompensa instantânea.

O pior de tudo é que esses alimentos geralmente são salgadinhos, doces, refrigerantes e outros que não são nada saudáveis. Todos nós sabemos que é fácil encher o carrinho com esse tipo de alimentos, simplesmente porque eles são saborosos para saciar a nossa fome naquela hora.

Seja forte, tenha força de vontade e disciplina que você vai conseguir deixar de comprar esses alimentos que só ajudam a engordar.

vá ao mercado depois de comer

8. Beba muita água durante o dia

Água é ótima para o corpo e importante para várias funções do organismo, o ideal manter-se hidratada em todos os momentos.

Um corpo hidratado é mais resistente às doenças. Por isso, é importante manter seu organismo abastecido de líquidos sempre quando possível. Se você não consegue tomar água o tempo todo, beba sucos naturais e chás, pois contém nutrientes importantes para sua saúde.

Os refrigerantes e sucos de caixinha podem ser um problema pois têm muito açúcar e substâncias químicas que fazem as pessoas manterem o peso e o corpo precisa de mais água para eliminá-los do organismo. Já a cafeína presente nos refrigerantes age como um diurético e leva à perda de água do nosso corpo, então evite-os!

9. Tenha paciência para conseguir

Se você acordar um dia e decidir que vai parar de comer comida não saudável, é bom você saber que seu corpo precisa de um tempo para se adaptar. Lembre-se que foram anos de vida até você se tornar o que é hoje, seja a sua rotina ou os alimentos que você consome, então dê tempo ao seu corpo para se adaptar com novos alimentos e novas atividades.

O fato é que durante muito tempo consumimos alimentos não saudáveis e comemos lanches e refeições que só fazem engordar, depois de anos ficamos com a saúde debilitada, sobrepeso ou até nos tornamos obesos. Em algum momento da vida nós deixamos de prestar atenção na saúde do nosso corpo para isso acontecer.

Então tenha paciência, pode demorar mas você vai conseguir!

tenha paciência

10. Mudar requer disciplina mental e física

Como os maus hábitos alimentares não surgiram do dia para a noite e provavelmente foram desenvolvidos ao longo de uma vida, você não pode esperar perder peso e ficar saudável de um dia para o outro.

Mudar é um processo que requer tempo e exige disciplina mental e física. Mas não se preocupe, não é tão difícil quanto parece.

Quando comemos todos os dias alimentos com muita gordura, açúcar e carboidrato, nós acostumamos o corpo com o excesso destas substâncias e com isso ele começa a acumular gordura.

Se observarmos, durante anos nós desenvolvemos maus hábitos alimentares, o que significa que também é necessário disciplinar o nosso corpo para ele se acostumar com uma alimentação de qualidade.

11. Tenha atitude em primeiro lugar

Você precisa ter certeza que está decida a começar emagrecer e quer ter hábitos mais saudáveis.

tenha atitude

Mas atenção! Não se engane!

As pessoas que tentam redefinir seus hábitos alimentares sem verdadeiramente querer perder peso, com certeza terão dificuldades. São aquelas que traem a dieta e acreditam que a perda de peso não vai funcionar para elas, porque nunca conseguem os resultados esperados.

Tenha atitude! Se você levar a sério a sua alimentação, a sua busca pelo objetivo de ter uma vida saudável passará para a próxima etapa, faça o que for preciso.

12. Determine padrões de alimentação

O que faz você comer quando NÃO está com fome? Provavelmente você come mais do que precisa porque faz você sentir-se em paz e mais feliz de barriga cheia.

É normal as pessoas comerem quando se sentem estressadas ou chateadas, outras comem mais quando estão com depressão e usam a comida como a forma de se sentir melhor. Mas você pode encontrar outras alternativas para a comida como meditar ou fazer atividades físicas para diminuir o stress.

sinta-se-melhor

13. Pare de comer em excesso

Pense, o que faz você comer em excesso? O que faz você escolher os alimentos que engordam?

Geralmente estamos acostumados com determinados sabores desde a nossa infância, a maioria das pessoas acha que os alimentos mais gordurosos e cheio de açúcar são os mais saborosos. Elas preferem comprar lanches e doces que engordam, encomendar uma pizza ou um hambúrguer por causa da facilidade.

Entenda, não adianta nada você querer ter uma vida saudável e ao mesmo tempo tentar emagrecer consumindo esse tipos de alimentos na sua rotina!

pare de comer em excesso

14. Faça o que você gosta para ter mais disposição

Não adianta fazer o que não gosta apenas porque você quer mudar de vida.

O início de tudo é começar a aprender a gostar, gostar de novidades, gostar de coisas novas! Experimentar novos ingredientes e novos sabores é ótimo.

Muita gente só quer comer o que comeu durante a vida toda. Tenha coragem para mudar e sinta-se com mais disposição!

Então comece preparar receitas mais saudáveis, praticar diferentes atividades físicas e fazer coisas que gosta para sentir mais disposição.

15. Mude os seus hábitos alimentares

Quando entender todos motivos que fazem você comer errado e as razões pelas quais você come mal, estará pronta mudar a sua alimentação.

Substitua os alimentos que você tem em sua casa. Troque todos os alimentos engordativos por alternativas mais saudáveis.

Compre barrinha de cereais, biscoitos simples, grãos, legumes e frutas, em vez de salgadinhos, batatas fritas, refrigerantes e bolachas doces. Compre ingredientes e prepare refeições mais leves, peito de frango, carnes magras, legumes e folhas ao invés de comprar algo com excesso de carboidratos para esquentar no micro-ondas.

mude hábitos alimentares

Comece a fazer as alterações em seus hábitos alimentares, o ideal é adicionar exercícios no seu dia-a-dia. Com o exercício, você se sentirá melhor e com mais energia, isso fará com que a perda de peso seja mais fácil também.

Quando você começar a se sentir mais forte e mais leve, certamente não vai querer comer a mesma quantidade que antes porque o seu corpo vai se saciar mais rápido.

Tudo é um aprendizado, tenha em mente que você vai conseguir!

Então, como ter uma vida saudável e feliz?

Se você seguir essa nossa lista de atitudes e pensamentos, você vai conseguir! Deixe sua opinião nos comentários.

2 Comentários

  1. Bia 11/04/2017 Reply
    • Equipe Dieta Simples 28/05/2017 Reply

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