15 Hábitos para Ter uma Vida Saudável e Feliz

Se o seu objetivo é ter uma vida saudável e feliz, você está no lugar certo! Esse artigo tem 15 atitudes e pensamentos importantes de pessoas que se consideram alegres e bem de vida, leia a lista abaixo e coloque em prática na sua rotina.

1. Pense em mudar os seus hábitos

Entenda que é possível ser feliz, saudável e conseguir um o corpo que sempre sonhou comendo alimentos deliciosos e menos calóricos que talvez você não conheça. Existem receitas que são ótimas para manter a motivação e o objetivo de perder peso.

Pense que você consegue mas tem realmente que começar. Tudo no início parece difícil, mas depois de umas semanas será mais fácil, já terá perdido alguns quilos, estará mais feliz e com mais motivação para não voltar a engordar.

2. Substitua o que você come

Isso é importante por mais que seja difícil, todos nós queremos continuar comendo os mesmos alimentos e ao mesmo tempo conseguir emagrecer, mas temos que deixar um pouco o conforto de lado para lutar contra a balança.

É simples, ou temos que comer menos quantidade ou temos que mudar a nossa alimentação substituindo por alimentos menos calóricos nas nossas refeições.

Muitas pessoas comem mal e tem uma vida sedentária, saiba que esse não é um problema só seu, existem milhões de pessoas no mundo que têm péssimos hábitos, não praticam exercícios e dormem poucas horas por dia.

É muito fácil se acostumar a se alimentar mal, hoje em dia muita gente come alimentos que só ajudam a engordar e não faz nenhuma atividade física. É possível mudar, basta a gente querer de verdade, podemos melhorar a nossa alimentação e começar a se exercitar para ter uma vida melhor.

O problema é que muitas pessoas só percebem que estão gordas quando chegam no limite ou têm algum problema de saúde. Sentem tristeza e não entendem porque engordaram até aquele ponto, mas isso geralmente é resultado de muito tempo se alimentando mal.

Substitua o que come

Presta atenção, quantas vezes consumimos refrigerantes, frituras e doces todos os dias? Comece a contar anotando no celular ou caderno, geralmente a gente come muito mais porcaria do que a gente acha que come.

Se a insatisfação e a infelicidade está fazendo parte do dia-a-dia, é preciso fazer alguns ajustes nos seus hábitos e na alimentação.

Existem alternativas deliciosas disponíveis para substituir esses alimentos ruins: sucos naturais, carnes grelhadas e sobremesas mais leves, eles devem fazer parte do nosso cardápio diário.

3. Existe a fase de adaptação

Geralmente as pessoas esperam resultados imediatos quando mudam suas refeições, elas optam por cortar várias refeições de uma vez para perder peso rápido, mas não fazem uma reeducação alimentar e depois de alguns meses voltam a comer alimentos que atrapalham elas de manter o peso.

Já outras pessoas não gostam de mudar a alimentação porque não sentem prazer em consumir alimentos menos calóricos, acostumar o paladar é uma questão de hábito.

Da mesma forma que levamos algum tempo para gostar e se acostumar com certos alimentos desde a nossa infância, o nosso corpo precisa de algumas semanas ou meses para se adaptar e sentir satisfação ao comer esses novos sabores.

fase de adaptação com novos alimentos

4. Coma na hora certa

Tente comer menos sempre de três em três horas para ter uma vida mais saudável, sempre coma uma quantidade reduzida, é o ideal para manter o seu corpo digerindo alimento por mais tempo sem carregar o sistema digestivo.

Super dica: não comece errado, deixar de comer e passar fome durante muitas horas só vai fazer se estressar e se irritar. No início pode até emagrecer, mas depois voltará a ganhar peso tão rápido quanto perdeu porque o seu corpo não vai conseguir se adaptar.

5. Prepare suas próprias refeições

Muitas pessoas tem o hábito de comer cachorros-quente, hamburgers, pastéis, esfirras e pães em lanchonetes, assim sobra mais tempo para fazer outras coisas durante o dia.

Se saúde agora é questão de prioridade em sua vida, comece a mudar esses hábitos, isso será melhor para corpo, não coloque esses alimentos todos os dias na sua barriga, comece a consumir alternativas mais saudáveis que são simples de preparar para te trazer mais saúde.

Se não tem tempo para preparar suas próprias refeições, aqui uma outra dica: tente reservar algumas horas no final de semana para cozinhar pratos saudáveis. Depois de prepará-los, deixe-os no congelador para conservá-los em pequenas refeições, compre legumes congelados e quando for comer, coloque-os no forno microondas ou esquente em uma panela.

Existem ótimas alternativas: saladas, sanduíches integrais com peito de frango e atum são refeições rápidas, saudáveis e deliciosas, são bem melhores do que alguns alimentos prontos e têm menos calorias do que alimentos gordurosos, frituras e doces.

6. Faça exercícios pelo menos três vezes por semana

Um dos maiores problemas da maioria das pessoas é o sedentarismo, após um dia de escola, faculdade ou trabalho, elas estão cansadas e só querem ir para casa e descansar. Só o fato de se pensar em fazer exercícios muita gente desiste de fazer dieta.

faça exercícios na rotina

O que muitas pessoas não sabem e não entendem é que o exercício pode até cansar, mas quanto mais fazemos atividades físicas, mais corpo tem energia para fazer outras atividades, pois o organismo está mais treinado e com mais energia.

Existem pessoas que sentem menos fome quando praticam exercícios: pelo fator psicológico de estar se esforçando para emagrecer ou porque estão ocupando a mente com outra atividade que não é comer.

O fato é, se estamos fazendo uma caminhada no parque, não estamos no sofá assistindo televisão e pensando o que tem no armário ou na geladeira para comer.

Determinadas pessoas demoram para conseguir resultados, outras conseguem perder peso mais rápido. É certo que com vontade todo mundo consegue, depois de algumas semanas praticando exercícios, sentimos mais dispostos e mais felizes.

Exercícios Físicos na Grama

Então vamos lá: apenas alguns minutos por dia é um grande começo para colocar em prática um plano de exercícios. Comece com caminhada, é grátis e está disponível para qualquer pessoa. Depois de alguns dias, faça corrida leves e inclua outros exercícios.

Para conseguir chegar a uma rotina de exercícios agradável, faça coisas que você gosta, descubra outras atividades. Tente corrida, bicicleta, dança, yoga, natação e levantar pesos, essas podem ser ótimas atividades para muitas pessoas.

Tem muitas pessoas que odeiam exercícios, se esse for o seu caso existem outras opções.

Comece a andar mais rápido no caminho para o trabalho ou no shopping, faça mais atividades que fazem o seu corpo suar, carregue mais peso respeitando o limite do seu corpo quando tiver oportunidade, brinque com seus filhos, trabalhe mais em pé e use menos o carro, isso já é um começo.

7. Vá ao supermercado com o estômago cheio

Quando as pessoas estão no supermercado com o estômago vazio, a tendência é que elas comprem alimentos que trazem mais prazer, elas preferem qualquer tipo de comida que sacia a fome e trazem mais prazer naquele momento.

O pior de tudo é que esses alimentos geralmente são salgadinhos, doces, refrigerantes e outros que não são nada saudáveis. Todos nós sabemos que é fácil encher o carrinho com esse tipo de lanches, simplesmente porque eles são muito saborosos.

Seja forte, tenha força de vontade e disciplina, deixe de comprar esses alimentos que só ajudam a engordar.

vá ao mercado depois de comer

8. Beba mais água durante o dia

Água é ótima para o corpo e importante para várias funções do organismo, o ideal é manter a hidratação durante o dia inteiro.

Muitas pessoas quando tomam mais água, sentem menos fome, tente fazer isso e veja se esse é o seu caso.

Um corpo hidratado é mais resistente às doenças. Por isso, é importante manter seu organismo abastecido de líquidos sempre quando possível. Se você não consegue tomar água o tempo todo, beba sucos naturais e chás, eles contém nutrientes importantes para sua saúde.

Os refrigerantes e sucos de caixinha são um grande problema pois têm muito açúcar e substâncias químicas que fazem as pessoas engordarem, e depois de consumi-los o corpo precisa de mais água para eliminá-los do organismo. Já a cafeína presente nos refrigerantes age como um diurético e leva à perda de água, então evite-os.

9. Tenha paciência que você vai conseguir

Quando decidir que tem que melhorar a sua alimentação, saiba que seu corpo precisa de um tempo para se adaptar.

Lembre-se que foram muitos anos até o seu corpo se tornar o que é hoje, os alimentos que foram consumidos e a rotina que ele está acostumado.

O fato é que durante muito tempo comemos alimentos não saudáveis, lanches e refeições que só fazem engordar, depois de anos ficamos com a saúde debilitada. Em algum momento é normal nós deixarmos de prestar atenção na saúde do nosso corpo.

Então dê tempo para o seu corpo se adaptar com novos alimentos e novas atividades. Tenha paciência, pode demorar mas você vai conseguir!

tenha paciência

10. Mudar requer disciplina mental e física

Como os maus hábitos alimentares não surgiram do dia para a noite e provavelmente foram desenvolvidos ao longo de anos, não devemos esperar que perder peso e ficar saudável de um dia para o outro será fácil.

Esse é um processo que requer tempo, exige disciplina mental e física durante meses.

Quando todos os dias comemos alimentos com muita gordura, açúcar e carboidrato, nós acostumamos o nosso corpo com o excesso destas substâncias e assim o nosso organismo começa a acumular gordura.

Então é necessário disciplinar o nosso corpo para ele se acostumar com uma alimentação de qualidade.

11. Tenha atitude em primeiro lugar

Tenha certeza que decidiu emagrecer e quer ter hábitos mais saudáveis. Mas atenção, não se engane!

tenha atitude

Pessoas que tentam redefinir seus hábitos alimentares sem verdadeiramente querer perder peso, com certeza terão dificuldades. São aquelas que traem a dieta e acreditam que a perda de peso não vai funcionar para elas, porque nunca conseguem os resultados esperados.

Tenha atitude! Se você levar a sério a sua alimentação, a busca pelo objetivo de ter uma vida saudável passará para a próxima etapa, faça o que for preciso.

12. Determine padrões de alimentação

O que faz a gente comer quando NÃO está com fome? Provavelmente comemos mais do que o necessário porque dá mais prazer estar de barriga cheia.

É normal as pessoas comerem mais quando se sentem estressadas ou chateadas, outras comem mais quando estão com depressão e usam a comida como a forma de se sentir melhor.

Podemos encontrar outras alternativas ao invés da comida: como meditar e fazer atividades físicas para diminuir o stress. Tente, não é tão difícil, basta força de vontade.

sinta-se-melhor

13. Pare de comer em excesso

Pense, qual a razão para comer em excesso? Porque comer muito sem necessidade?

Geralmente se acostumamos com determinados sabores desde a nossa infância, a maioria das pessoas acha que os alimentos mais gordurosos e cheio de açúcar são os mais saborosos. Sempre compramos lanches e comidas que engordam.

Importante: não adianta nada querer ter uma vida saudável e ao mesmo tempo tentar emagrecer consumindo esse tipos de alimentos na sua rotina! Eles devem ser consumidos no máximo uma vez na sua semana, você não precisa proibi-los.

pare de comer em excesso

14. Faça o que gosta para ter mais disposição

Não tente fazer o que não gosta apenas porque quer mudar e melhorar seus hábitos.

O melhor mesmo é começar aprender a gostar, tentar novas atividades e fazer novas receitas! Muita gente só quer comer os mesmo alimentos que consumiu a durante a vida toda.

Tenha coragem para mudar e sinta-se com mais disposição! Experimentar novos ingredientes e novos sabores, pode ser ótimo. Tente novas atividades físicas que você nunca fez.

Tente preparar receitas mais saudáveis, praticar diferentes atividades físicas e fazer coisas que te dão prazer.

15. Mude os seus hábitos alimentares

Quando entender todos motivos e razões que fazem a gente comer errado, é hora de mudar a alimentação. Substitua os alimentos que tem em sua casa, troque todos os alimentos engordativos por alternativas mais saudáveis.

Coma barrinha de cereais, biscoitos simples, legumes e frutas, em vez de salgadinhos, batatas fritas, refrigerantes e bolachas doces.

Compre ingredientes e prepare refeições mais leves, peito de frango, carnes magras, legumes e folhas ao invés de alimentos com excesso de carboidratos.

mude hábitos alimentares

Depois de algum tempo seguindo essas dicas, começamos a se sentir com mais energia e mais leve, e assim podemos diminuir gradualmente a quantidade de comida nas refeições porque o corpo se sentirá saciado mais rápido.

Como ter uma vida saudável e feliz?

Se você seguir essa nossa lista de atitudes e pensamentos, você vai conseguir!! Deixe sua opinião nos comentários para compartilhar com outras pessoas que estão atrás deste mesmo objetivo.

2 Comentários

  1. Bia 14/09/2017 Responder
    • Sammy Sammy 16/09/2017 Responder

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