15 Dicas para Perder Peso de Forma Saudável


Uma dúvida que muitas pessoas têm é como conseguir perder peso de forma saudável, emagrecer com saúde e sem tanto sacrifício. Fazer dieta para perder peso é mais difícil do que se imagina para algumas pessoas. Se você não está com tanta pressa em perder alguns quilos, esse é o artigo certo para você ler!

Coloquei nessa página um conjunto de dicas que serve para todas as pessoas, independente de idade e condição social para conseguir emagrecer, manter o peso e ter uma vida saudável.

manter o peso e ter uma vida saudável

Comece a perder peso hoje mesmo seguindo essas dicas. Elas servem como um guia chegar ao seu objetivo e ganhar a luta contra a balança.

1. Pense e reflita no seu estilo de vida atual

Comece descobrindo quais alimentos que você mais consumiu nos últimos meses. Consumiu muitos alimentos com gordura, carboidratos em excesso, frituras, refrigerantes e doces?

pense sobre seu estilo de vida

Essa provavelmente é a razão para a maioria das pessoas estar acima do peso, mas confira outras principais causas que fazem as pessoas engordar:

  • Ansiedade – Comer para suprir alguma necessidade, depressão, angústia, etc
  • Metabolismo – Seu metabolismo é lento
  • Alimentação incorreta – Come muitos alimentos que engordam
  • Preguiça – Não gosta de fazer atividades físicas
  • Genética – Pais ou alguém da família com sobrepeso
  • Efeito sanfona – Engorda e emagrece com freqüência e não consegue manter o peso regular

Podem ser diversas causas que podem atrapalhar a sua perda de peso, mas geralmente a principal está ligada aos seus hábitos alimentares e a falta da prática de atividades físicas que ajudam na queima calórica.

2. Mexa-se e faça alguma atividade física

Existem diversas alternativas para você não deixar a atividade física de lado. Faça exercícios físicos em casa usando aplicativos do seu smartphone, inclua caminhadas diárias, use sua bicicleta e de preferência vá à academia pelo menos três vezes por semana.

faca alguma atividade física

Falta de tempo ou de dinheiro não é desculpa para não se exercitar. Faça exercícios em sua casa, suba as escadas do seu prédio, corra no parque ou no seu bairro e baixe apps no seu celular para ajudar com exercícios.

3. Doe alimentos da sua despensa

Procure na sua despensa todos os alimentos não saudáveis, com muito açúcar e com excesso de calorias. Doe-os para os vizinhos.

doe alimentos da despensa

Se você realmente quer emagrecer, determine que esses tipos de alimentos não voltarão ao seu cardápio até você conseguir seu objetivo.

4. Queime calorias no trabalho

Quando você for trabalhar, prefira as escadas em vez do elevador. Faça uma caminhada nos intervalos, pratique alguns movimentos de perna como mexer os tornozelos e exercícios isométricos.

subir escadas no trabalho ao invés do elevador

Super dica: Ao invés de sair na estação de ônibus ou metrô mais próxima do seu trabalho ou escola, tente sair em uma estação anterior para caminhar por mais tempo até o seu destino.

5. Evite os petiscos e doces na sua rotina

Por mais tentador que seja aquela festinha de aniversário da amiga no meio da semana, com uma infinidade de doces e refrigerantes, procure resistir ou consumir muito pouco. Não faça disso um hábito.

evite petiscos na sua rotina

Isso vale também para o happy hour que vez ou outra ocorre na empresa. Em casa também é preciso ficar atenta às sobremesas calóricas e comidinhas fora de hora que sempre surgem e que contribuem para o ganho de peso.

6. Ande mais e dirija menos sempre que possível

Ter um carro ajuda muito em diversas ocasiões, mas ao invés de pegar o seu automóvel e dirigir poucos quarteirões para visitar um amigo, faça isso caminhando. Prefira ir a pé para os lugares sempre que possível.

prefira a caminhada do que dirigir

O mesmo é válido se você mora perto de um parque, supermercado ou padaria. Caminhar ajuda a queimar calorias e é muito bom para a circulação sanguínea.

7. Coma pimenta vermelha

coma pimenta vermelha

Se você gosta de alimentos quentes e picantes, essa dica é muito boa. Pimenta vermelha ajuda a acelerar o seu metabolismo, mas não exagere. Basta acrescentar um pouco para dar sabor e deixar a comida mais gostosa também.

8. Defina seu corpo na academia

Comece a queimar as gordurinhas extras levantando peso na academia. Dê preferência de 12 a 15 repetições e menos peso para suar bastante, e sempre com orientação de um profissional.

perder peso na academia

Fazer musculação ajuda a queimar gordura e quanto mais músculos você tiver, mais calorias serão queimadas.

A explicação disso é que os músculos consomem mais energia do que outros tecidos do nosso corpo e, consequentemente, eliminam mais calorias.

Então, quanto mais músculos você tiver mais energia e calorias o seu corpo consume para se manter. Isso faz você perder mais peso em menos tempo.

9. Vá ao parque com seus filhos e animais de estimação

Quando for ao parque com sua família, amigos ou até mesmo com seus animais de estimação, faça mais do que simplesmente sentar em um banco e apreciar a paisagem.

parque com filhos e animais de estimação

Faça corrida ou caminhada, participe de algum tipo de jogo ou atividade. Corra com seus filhos, jogue um disco para o seu cachorro. Enfim, mexa-se, aproveite a oportunidade para suar o máximo possível.

10. Envolva seus amigos nas atividades físicas

Malhar e perder peso com os amigos é sempre uma boa ideia. Convide seus amigos e familiares para correr ou ir à academia com você.

faça atividades físicas com amigas

Fazer atividades com companhia é mais divertido e prazeroso. Além disso, é possível motivar os outros e receber incentivos quando precisar já que nem todos os dias nós estamos dispostos a mexer o corpo.

11. Aprenda receitas novas e prazerosas

Pesquise receitas saudáveis em livros de receitas ou em sites na Internet. Existe uma infinidade de alternativas de baixa caloria para seus pratos favoritos. É uma maneira deliciosa de experimentar novos sabores ou continuar consumindo suas refeições favoritas com menos calorias.

aprenda receitas novas

12. Evite lanchonetes fast-food

Comer muito em lanchonetes fast-food ou alimentos muito calóricos todos os dias é um dos principais motivos que fazem as pessoas se tornarem obesas.

lanchonete fast food

Evite comer hambúrgueres, pastéis, coxinhas, cachorro-quente, refrigerantes e sorvete. Estes são os alimentos mais vendidos nestes locais.

13. O que comprar no supermercado?

Inclua na sua lista de compras: frutas, folhas, vegetais, legumes, carnes magras e produtos com baixo teor de gordura.

Diminua a quantidade destes alimentos: pães, biscoitos, massas, folheados, salgadinhos para fritar e hambúrgueres.

o que comprar no mercado para emagrecer

Outra dica é ir ao supermercado de barriga cheia. A tendência é comprar mais os alimentos necessários.

14. Coma mais vezes por dia e menos quantidade

Para perder peso você terá que comer pequenas refeições mais vezes ao longo do dia. Desta forma o seu corpo trabalha mais tempo metabolizando pequenas quantidades de alimentos sem sobrecarregar o sistema digestivo.

comer mais vezes por dia

Comer direito durante o dia inteiro também impede que você tenha picos de compulsão alimentar e devore tudo que encontrar pela frente.

Além disso, aumente o consumo de frutas, alimentos ricos em fibras e grãos poucos calóricos. São alimentos que você normalmente come em menos quantidade.

15. Inclua chás e água na sua rotina

beba mais água durante o dia

Apesar de ser algo básico na alimentação de todo ser humano, muita gente se esquece de beber água. Isso causa problemas de sobrepeso e também estimula o surgimento de muitas doenças.

Acostume-se a tomar pelo menos 2 litros de água todos os dias. Além disso, escolha alguns chás para lhe ajudar a diminuir a gordura e secar a barriga. Exemplos: chá de hibisco, chá verde, chá de oliveira etc.

Use essas dicas para perder peso de forma saudável e tenha uma vida mais feliz

viva mais saudável e feliz

Fizemos uma lista de como perder peso de forma saudável sem tantas complicações, mas isso depende de você. Tente seguir essas dicas para começar, faça uma rotina na sua semana e você verá resultados.


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